O sucesso é algo que consideramos quando atingimos nossas metas e objetivos. Portanto é importante que você saiba onde quer chegar, quais são seus sonhos e planos para o futuro.

A carreira de um artista é como uma empresa, que precisa ser muito bem administrada, se não vai a falência.

Como melhorar na publicidade da sua carreira? Como fazer esse marketing? Qual é a minha imagem como artista? Como eu quero que o público veja? Quem é o meu público? Quem pretendo atingir? Estas são apenas algumas das perguntas que devemos fazer quando se trata de marketing para artistas.

O marketing é um ótimo recurso para alcançar seus objetivos. Para que seja possível realizar uma estratégia de marketing para um artista, é necessário ter bem claro qual o público que você quer atingir e qual o nicho de mercado em que você deseja atuar.

No marketing, chamamos esses aspectos de composto mercadológico, que envolve desde a imagem que o artista quer transmitir, até as formas de divulgação a serem utilizadas.

Quando falamos de produto, remetemos logo à estética, à imagem. Artistas são produtos. Por isso, é de extrema importância cuidar da imagem do artista, sendo esta imagem algo que ultrapassa os limites de postura, figurino, imagem, identidade visual, site, mídias sociais e todos os outros aspectos atrelados à imagem.

Muitas vezes o artista pode ser excelente, mas ao apresentar um projeto cuja estética se mostrar amadora, perderá credibilidade e oportunidades de negócios.

É necessário sempre traçar um planejamento focado nos principais objetivos do artista.

Alguns exemplos de como é possível realizar este mapeamento:

  • Objetivos de Negócio: Aumentar o reconhecimento do artista, e gerar receita financeira com sua carreira.
  • Objetivo de Marketing: Conquistar novos fãs e aumentar demanda de contratações e jobs.
  • Objetivo de Comunicação: Promover a imagem do artista, se aproximar dos fãs no ambiente virtual e aumentar sua popularidade entre a mídia.

Se você ainda não possui um planejamento de carreira, comece agora mesmo traçando onde você está e onde deseja chegar. Assim ficará mais fácil definir quais são seus objetivos.

O sucesso está aí para todos. Só depende de você saber planejar e administrar bem sua carreira para alcançá-lo.