Turismo sempre foi uma das minhas grandes paixões. Tanto, que 3 anos atrás resolvi criar um blog chamado Soul Peruíbe.

Um blog feito por um pai professor de artes aposentado, que vive há 40 anos em Peruíbe, e sua filha publicitária que nasceu e cresceu em Peruíbe, mas que fazem 11 anos que mora em Santos.

Quem vê assim até parece meio complexo ter um blog sem nem estar na cidade todos os dias, certo? Mas não é assim tão complicado.

Desde que nasceu o Soul Peruíbe, em seu DNA tem muito planejamento e estratégia de marketing turístico. Tanto que em apenas 3 anos, o blog possui mais de 100 mil seguidores. Detalhe, falando de uma cidade de pouco mais de 65 mil habitantes.

Um dos grandes segredos do Soul Peruíbe foi sempre mostrar e valorizar tudo de bom que a cidade tem a oferecer, além de ser 100% colaborativo. E foi com base neste propósito que recentemente nasceu a iniciativa do Concurso e Exposição Fotográfica “A alma de Peruíbe”.

O concurso e exposição fotográfica “A alma de Peruíbe”, desenvolvido pelo Soul Peruíbe em parceria com Prefeitura Municipal de Peruíbe, por meio da Secretaria de Turismo, tem como objetivo incentivar a arte da Fotografia, oportunizando o reconhecimento de talentos, além de promover as belezas da cidade de Peruíbe.

Amamos a cidade, suas belezas naturais, cultura, atrações e história. Queremos que outras pessoas também se apaixonem pela cidade e conheçam um pouco mais de Peruíbe. Retratar a alma de Peruíbe em fotografias, significa demonstrar todo o potencial da cidade, valorizando tudo de bom que ela oferece aos seus moradores e turistas.

O concurso contou com a participação de centenas de inscritos, sendo fotógrafos amadores ou profissionais, com imagens realizadas por câmera ou smartphones.

Após a avaliação de uma comissão julgadora, 20 imagens selecionadas foram para voto popular em nossa fan page no Facebook e concorreram a prêmios: 1º lugar- Câmera profissional, 2º lugar- Câmera semi-profissional e 3º lugar- Smartphone.

Estas 20 imagens, também ganharam um destaque super especial em Peruíbe, participando de uma exposição em totens espalhados pela cidade, em comemoração ao aniversário de 60 anos do município.

Mas, vamos lá. O que tudo isso tem a ver com marketing turístico? TUDO!

Um blog que tem em sua essência divulgar a cidade, bem como as empresas de produtos e serviços, só traz benefícios para a cidade. 70% do público que segue o blog são turistas. Mas não são qualquer tipo de turistas. São pessoas interessadas na cidade, engajadas e antenadas em novidades e ávidas por dicas.

Não são meros seguidores. São uma comunidade incrível e fiel aos conteúdos e publicações, verdadeiros bran lovers.

Mas o que são brand lovers? Como o nome sugere, brand lovers são pessoas que amam uma marca, que adquirem tanta simpatia por uma empresa que passam a defendê-la naturalmente. Esses clientes ficam facilmente cativados pelas ações de uma empresa e acabam criando conteúdo e divulgando uma marca espontaneamente.

No nosso caso, são pessoas que amam não apenas o blog, mas também a cidade que é representada por ele. Tanto, que compartilham diariamente os conteúdos, trazendo um engajamento e alcance orgânico, fora dos padrões dos algoritmos orgânicos do Facebook e Instagram.

O importante é sempre saber unir o mundo on line com o mundo off line, para criar não apenas conexões, mas experiências e sentimento de pertencimento.

O que mais me encanta é ver que o trabalho de formiguinha que estamos realizando, está crescendo e impactando Peruíbe de uma maneira super positiva.

Leave a Reply