Negócios de impacto social ou ONGs? Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre os dois formatos.

Negócios de impacto são iniciativas empreendedoras que objetivam gerar impacto socioambiental positivo e ganho financeiro, simultaneamente.

Eles são financeiramente sustentáveis e possuem caráter social ou ambiental, com propósito gerar um impacto na comunidade em questão, auxiliando no desenvolvimento local.

Existem alguns princípios que diferenciam Negócios sociais de ONGs como por exemplo ter o propósito de gerar impacto socioambiental positivo, constante mensuração e avaliação do impacto gerado, ter capacidade de gerar receita própria, levar em consideração os interesses da comunidade.

Os negócios de impacto podem assumir diferentes formatos legais: associação, fundações, cooperativas ou empresas.

Cada vez mais pessoas vem percebendo que abrir um negócio pode trazer benefícios que vão muito além de aspectos financeiros. É a percepção de que é possível empreender com um propósito, ou seja, melhorar a vida das pessoas e, de quebra, ganhar dinheiro com isso.

Segundo levantamento do Sebrae em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil conta com mais de 800 negócios de impacto social. Boa parte dos novos negócios que prestam serviços sociais e geram desenvolvimento econômico são startups.

Muitos dos novos negócios sociais do Brasil e mundo afora, estão atrelados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Objetivos Globais, são um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Esses 17 Objetivos incluem novos temas como a mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. Os objetivos são interconectados – o sucesso de um ODS envolve o combate a temas que estão associados a outros objetivos.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazermos as escolhas certas para melhorar a qualidade de vida, de forma sustentável, para a atual e futuras gerações. Eles oferecem orientações claras e metas para todos os países adotarem em acordo com suas prioridades e desafios ambientais de todo o planeta.

Com boas ideias e atitude, é possível mudar o mundo por meio do empreendedorismo.

Leave a Reply